PDF: A Eficácia do Hidróxido de Cálcio no Tratamento Endodôntico de Decíduos


As lesões cariosas e traumáticas são as principais causas de inflamação e necrose pulpar em dentes decíduos. Uma vez estabelecida uma condição de irreversibilidade da inflamação pulpar, ou a necrose tecidual, o tratamento endodôntico radical deve ser realizado.


Este tem por objetivo erradicar ou impedir uma infecção endodôntica, evitando a perda prematura do elemento dental.


🔘 Siga-nos em nossas Redes Sociais

Ademais, restaura a homeostase dos tecidos periapicais, prevenindo possíveis danos ao germe dentário e, consequentemente, à dentição permanente subjacente.

Durante muitos anos, a abordagem endodôntica em decíduos tem sido feita de maneira diferente daquela preconizada para dentes permanentes, especialmente no que concerne à medicação intracanal.




Substâncias citotóxicas, mutagênicas, irritantes têm sido utilizadas, sem que haja razões microbiológicas e imunológicas aceitáveis para tal.

Este estudo procurou avaliar, clínica e radiograficamente, a eficácia do hidróxido de cálcio, não associado a outro agente antimicrobiano, no tratamento endodôntico de decíduos.

🔘 3 Vídeos de interesse

Para tal, avaliaram-se a esfoliação do dente decíduo e subsequente irrompimento dos dentes permanentes sucessores, comparando estes resultados com aqueles observados no dente homólogo, que não sofreu intervenção endodôntica. 









Dentística