Programa de Saúde Bucal Domiciliar para Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral (PC) é definida como um prejuízo permanente do movimento ou postura, resultante de uma desordem encefálica não progressiva.

Autores destacaram a importância de outras alterações que estão associados aos distúrbios motores nos indivíduos com PC. Dentre as alterações mais frequentes, encontram-se aquelas que podem interferir direta ou indiretamente, em maior ou menor grau na forma, função e estética do sistema estomatognático.




Como, por exemplo, a deficiência mental, epilepsia, disfagia, distúrbios de via aéreas superiores e inferiores, xerostomia, padrão de respiração bucal, bruxismo, refluxo gastroesofágico, distúrbios da marcha e equilíbrio postural.

A condição de saúde bucal dos indivíduos com PC tem sido identificada em estudos nacionais e internacionais. Nestas investigações, as experiências de cárie e gengivite, índice de higiene oral, erosão dentária, má oclusão, traumatismo dentário, hipoplasia do esmalte e bruxismo foram identificadas com diferença estatística entre os grupos de pacientes com e sem a PC, em relação à frequência desses eventos...



Tráfico Semanal

ANF

Get our newsletter