Brasil: Centro de Especialidades Odontológicas para a população de Maracanaú

A população de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, encerra o ano de 2013 beneficiada com duas importantes ações por parte do Governo do Estado. Nesta quinta-feira (19) o governador Cid Gomes inaugurou no município o Centro de Especialidades Odontológicas Regional (CEO) e assinou a ordem de serviço para construção do Residencial Pajuçara. O CEO de Maracanaú é o 18º a ser entregue pelo Estado concluindo, assim, o compromisso do Governador em universalizar o acesso de toda a população cearense a saúde bucal. “No passado a única alternativa que as pessoas mais humildes tinham eram extrair os dentes quando apresentavam problemas. O Governo do Estado hoje conclui um sistema de saúde que acima de tudo vai garantir respeito a saúde da população, que vai dar outras possibilidades que antes apenas os mais abastados tinham”, comemorou Cid Gomes. Nas obras e aquisição de equipamentos do CEO regional em Maracanaú foram investidos R$ 2.138.956,80 em obras e equipamentos, com recursos do Tesouro do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).





O 18º CEO funcionará em regime de consórcio público, atendendo assim os moradores dos municípios que integram a 3ª Região de Saúde, formada pelos municípios de Acarape, Barreira, Guaiúba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Palmácia e Redenção. Ao todo, serão 480.610 pessoas com total assistência à saúde bucal, onde os governos do Estado e Federal e os oito municípios compartilharão os custos mensais de funcionamento do equipamento. “As pessoas devem primeiro procurar o dentista do Programa de Saúde da Família do seu município que vai diagnosticar a necessidade de um tratamento mais complexo. Essa pessoa vem ao CEO com dia e hora marcada, sem enfrentar filas, e será atendido por um dentista especializado no seu problema. O tratamento que ela vai encontrar aqui não deixa em nada a desejar se comparado as melhores clínicas de Fortaleza”, explicou o Governador.

O CEO Regional em Maracanaú conta com 11 consultórios, onde os cirurgiões dentistas atenderão nas especialidades de periodontia, endodontia, cirurgia buco-maxilo-facial e ortodontia, incluindo instalação de aparelhos ortodônticos, e ainda fazem o diagnóstico de câncer de boca. Também há o serviço de prótese. As pessoas com deficiência são atendidas em estrutura e sala adequadas, com profissionais especializados. Além de consultas, a população terá acesso a exames em aparelhos de tecnologia moderna, como a panorâmica digital e o raio x.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)



Tráfico Semanal

ANF

Get our newsletter