PDF: Microcirurgia Endodôntica Piezoelétrica: conceitos e aspectos clínicos


A endodontia é a especialidade que previne ou trata a periodontite apical. Mesmo com um alto o índice de sucesso, aproximadamente 98% para dentes sem lesão periapical, 86% em dentes com lesão periapical e infecção primária, o tratamento endodôntico pode falhar.


Este insucesso pode ser de origem bacteriana ou não bacteriana. 

Usualmente, o insucesso endodôntico está associado às limitações técnicas que impossibilitam um adequado controle microbiano intracanal devido à complexa microanatomia interna do sistema de canais radiculares.



A primeira alternativa terapêutica indicada para os casos de infecções endodônticas primárias é o retratamento endodôntico com índice de sucesso de aproximadamente 83%.

Sendo assim, mesmo após o retratamento endodôntico, devido aos mesmos fatores de microanatomia interna complexa, o insucesso pode persistir. Para estes casos, a microcirurgia apical pode ser uma alternativa de tratamento clínico. 

Durante a última década, com o crescente uso da Microscopia Operatória associada ao ultrassom e ao MTA, a microcirurgia endodôntica evoluiu significativamente.

🔘 3 Tópicos de interesse








Dentística