PDF: Tratamento da mucocele com a técnica da micromarsupialização modificada

A mucocele é uma lesão benigna da cavidade oral envolvendo as glândulas salivares e seus respectivos ductos.

mucocele


A sua incidência é alta, aproximadamente 2,5 lesões por 1000 pacientes, e apresenta-se clinicamente como uma lesão em forma de bolha, bem circunscrita, mole à palpação, com superfície lisa e brilhante, e tamanho variado. 

Leia também: PDF: Tratamento imediato de fratura de mandíbula por projétil de arma de fogo

Quando localizada superficialmente, tem coloração azulada ou translúcida e, quando mais profunda, tem coloração semelhante à mucosa. 

Localiza-se predominantemente no lábio inferior, mas pode ser encontrada também no lábio superior, mucosa jugal, palato, região retromolar e ventre de língua.

A patogenia da mucocele é relacionada ao trauma sobre o ducto salivar excretor ou à obstrução desse ducto. O diagnóstico é feito com base nos dados clínicos e na história de trauma relatada pelo paciente.

As formas de tratamento para a mucocele são: a completa excisão com bisturi ou laser, a micromarsupialização, a criocirurgia ou a injeção de OK-432. 

A micromarsupialização é uma forma de tratamento principalmente indicada para pacientes pediátricos ou adultos com alteração sistêmica, quando é contraindicado um procedimento cirúrgico. 

Isso se deve por ser uma técnica pouco traumática, não necessitando de anestesia infiltrativa local e por ser bem tolerada pelo paciente.



Tráfico Semanal

ANF

Get our newsletter