PDF: Piercing labial como corpo estranho


Uma mulher de 21 anos de idade compareceu ao Ambulatório de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Universidade de Pernambuco.


A paciente havia instalado um piercing no lábio inferior, lado esquerdo há 3 meses e tentou removê-lo 4 dias antes de procurar o serviço. Nessa tentativa, uma das esferas do piercing penetrou na perfuração que transfixava o lábio inferior e permaneceu lá sem que a paciente conseguisse removê-la.

PDF: Fossetas congênitas de lábio inferior: relato de caso

Ao exame extrabucal, foi observada uma pequena cicatriz puntiforme no lábio inferior, próximo à comissura labial do lado esquerdo. 

Ao exame intrabucal, foi observada uma pequena úlcera em cicatrização na mucosa labial inferior. 

A região apresentou discreto aumento de volume imóvel e duro à palpação Uma radiografia do tecido mole do lábio inferior foi realizada, utilizando um filme periapical.


Foi obtida uma imagem radiopaca de um objeto esférico medindo aproximadamente 3 mm de diâmetro Após anestesia local, foi realizada uma incisão diretamente sobre a região onde se encontrava o aumento de volume. 

Após divulsão romba dos tecidos superficiais, um objeto metálico e esférico foi localizado e facilmente removido com uma pinça. A ferida operatória foi suturada com nylon 4.0, e a cicatrização ocorreu sem complicações.

Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre piercing bucal e relatar um caso adicional de piercing lábio como corpo estranho.






Dentística