PDF: Mercado de trabalho na odontologia: contextualização e perspectivas

Considerada uma profissão relativamente nova, a Odontologia vem passando por diversas transformações nas últimas décadas, referentes às crenças e concepções da sociedade acerca da profissão, à formação dos recursos humanos e ao perfil dos profissionais, bem como às tendências do mercado de trabalho.

trabalho-na-Odontologia


De ofício que remonta à Antiguidade, a Odontologia vem passando por diversas transformações nas últimas décadas, referentes a crenças e concepções da sociedade acerca da profissão, alterações na maneira como ocorrem a formação e a prática profissional, aspirações e perspectivas dos profissionais formados, e até mesmo por transformações referentes a novas leis que regem o inconstante mercado de trabalho.

► Leia também: PDF: Integração Periodontia/Dentística na restauração estética anterior

Na literatura especializada, diversos estudos apontam para a necessidade de se acompanharem aspectos relacionados a força de trabalho, satisfação profissional e tendências sociais do exercício da Odontologia, tais como satisfação geral com o trabalho, percepção sobre renda, tempo de dedicação às atividades profissionais e perfil dos profissionais para o entendimento das relações estabelecidas no âmbito do mercado de trabalho.

Especificamente sobre mercado de trabalho, são encontrados alguns trabalhos com abordagem superficial sobre dados quantitativos acerca do número de profissionais e especialistas cadastrados no Conselho Federal de Odontologia. Outros estudos consideram aspectos conceituais do mercado de trabalho e ensino odontológicos, além de resgatarem a historicidade da profissão, sendo estes selecionados e utilizados para subsidiar as discussões que aqui são propostas.

Não foi preocupação determinar período exato para o levantamento dos trabalhos utilizados, sendo os mesmos selecionados pela temática e pela relevância diante da discussão que, por ora, é proposta. Acredita-se que, a partir dos conhecimentos dos marcos históricos da profissão, do entendimento de seu atual mercado e das relações estabelecidas entre a categoria e a sociedade, delineando o perfil de seus profissionais, seja possível traçar aspectos que advirão no futuro, relacionados ao exercício da profissão.


Os artigos relacionados:

Tráfico Semanal