PERIODONTITE SEVERA: Um dos estado de saúde mais comum no mundo, afeta mais de 743 MILHÕES de pessoas


Em 2010, a periodontite severa foi a sexta condição de saúde no mundo e que afeta 743 milhões de pessoas.



As Associações, Internacionais e Americana de Pesquisa Dentária (IADR / AADR) publicaram um estudo "Global Burden of Periodontitis: A Systematic Review and Meta-Regression”, cujo objetivo foi o de consolidar todos os dados epidemiológicos sobre a periodontite severa e, posteriormente, gerar estimativas de prevalência e incidência internamente, consistentes para todos os países.

Foram constituídos 20 grupos de idades, de ambos os sexos para 1990 e 2010.
A partir da pesquisa sistemática, um total de 72 estudos qualificados envolvendo 291.170 indivíduos com 15 anos ou mais de idade em 37 países foram incluídos na Meta-Regressão utilizando os recursos de modelagem do Global Burden of Disease (GBD) 2010 Study.


Entre 1990 e 2010, a prevalência da idade padronizada global de periodontite severa foi estática em 11,2%. A incidência padronizadas por idade de periodontite severa em 2010 foi de 701 casos por 100.000 pessoas/ano, um aumento não significativo da incidência desde 1990.A prevalência aumentou gradualmente com a idade, mostrando um forte incremento entre a terceira e quarta décadas de vida, que foi impulsionado por um pico de incidência por volta dos 38 anos de idade. Houve variações consideráveis na prevalência e incidência entre regiões e países.

Estes resultados sublinham o enorme desafio para a saúde pública causado pela periodontite severa.
O estudo foi dirigido pelo investigador Wagner Marcenes (Queen Mary University of London, Institute of Dentistry, Barts e The London School) foi publicada OnlineFirst do Journal of Dental Research (IADR / AADR).




Tópicos relacionados 



Dentística