PERIODONTIA PDF: Alternativas cirúrgicas para o tratamento das recessões gengivais

Recessão gengival ou retração gengival é definida pela migração apical da margem gengival em relação à Junção Cemento-Esmalte (JCE), expondo as superfícies radiculares.

RECESSÕES-GENGIVAIS



Além do comprometimento estético, as recessões podem predispor o indivíduo a problemas funcionais, como a hipersensibilidade dentinar e cárie radicular. Essa condição é extremamente prevalente e observada em populações com altos e baixos índices de higiene oral.

► Leia também: PDF: Anatomia do Periodonto

A inflamação gengival em resposta ao acúmulo do bio-filme dental ou ao trauma mecânico de escovação tem sido indicada comofator etiológico principal dessas lesões. 

A espessura do tecido gengival tem impacto importante na evolução dessas lesões, além de outros fatores de risco que podem estar envolvidos.

Portanto, parece lícito afirmar que o desenvolvimento das recessões depende da presença de inflamação gengival, associada à presença de tecido delgado e deiscência óssea. 

Miller, em 1985, propôs uma classificação que considera a altura do osso interproximal e a extensão apical da recessão em relação a linha mucogengival.

Tráfico Semanal