PDF: Odontoma complexo de grande proporção em ramo mandibular: relato de caso

O termo 'odontoma' foi primeiramente introduzido por Paul Broca, em 1863, para descrever os tumores benignos de origem odontogênica.

odontoma-complexo


Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde, os odontomas são classificados como tumores odontogênicos benignos mistos, em função da sua origem a partir de células epiteliais e mesenquimais, exibindo diferentes estruturas de tecido dentário (esmalte, dentina, cemento e polpa). 

Leia também: PDF: Barodontalgia: relato de dois casos clínicos

Por causa de sua lenta progressão, alguns autores não acreditam nas características de neoplasia verdadeira, uma vez que seguem mecanismos semelhantes aos observados durante a odontogênese, ou seja, na grande maioria das vezes, o seu crescimento cessa quando o processo de mineralização é completado. Sua etiologia ainda é desconhecida.

No entanto, estudos apontam que trauma local, infecção, pressão, crescimento e mutações genéticas no mecanismo de controle de um ou mais genes originam distúrbios no desenvolvimento dos dentes, constituindo os prováveis fatores etiológicos dos odontomas.




Tópicos relacionados
PDF: Reabilitação oral de paciente com Síndrome da Combinação
PDF: Sialolito de grandes dimensões no ducto da glândula submandibular

Tráfico Semanal