PDF: BIOMATERIAIS NA ODONTOLOGIA: Panorama atual e perspectivas futuras

A estrutura dental é um tecido mineralizado onde são realizados diversos procedimentos clínicos com o objetivo de reparar os defeitos de origem congênita ou causados por traumas e doenças, como a cárie.

biomateriais-na-odontologia


A utilização de materiais naturais, artificiais ou sintéticos, para substituição total ou parcial, restauração ou aumento dos tecidos biológicos, sempre foi uma grande preocupação na Odontologia. 

Leia também: PDF: Piercing labial como corpo estranho

Os materiais utilizados para a substituição e regeneração da estrutura óssea enquadram-se na classe de materiais denominados biomateriais. 


Esses materiais têm contribuído significativamente para o avanço da Odontologia Moderna. 

Para desempenhar a função desejada e estimular uma resposta adequada dos tecidos vivos por meio de reparo histológico, os biomateriais devem apresentar um conjunto satisfatório de propriedades físicas, químicas e biológicas.

Diante da realização de constantes pesquisas científicas e do aumento significante do uso clínico dos biomateriais, além da grande concorrência existente entre as empresas de tecnologia responsáveis pelo desenvolvimento dos materiais, um rápido progresso vem ocorrendo dentro dessa área, resultando na síntese de novos biomateriais e no conhecimento sobre as interações entre biomateriais e tecidos biológicos. 

Tráfico Semanal