PDF: Reabilitação oral de paciente com Síndrome da Combinação


A Síndrome da Combinação representa uma importante condição patológica do sistema mastigatório que precisa de um tratamento reabilitador complexo.


A presença de mucosa flácida é uma das caraterísticas mais comuns quando ocorre a reabsorção óssea anterior da pré-maxila ocasionada pela hiperfunção anterior dos dentes inferiores sobre a prótese total superior, onde a incidência de cargas nessa região resulta na movimentação da prótese em direção ao rebordo, resultando no aumento da reabsorção do rebordo residual, na desadaptação interna da prótese e na perda de retenção da prótese.


A presença de mucosa flácida, nesses casos, acarreta ainda problemas de suporte e estabilidade da prótese total superior, que podem ser tratados com redução cirúrgica da espessura do tecido ou usando técnicas específicas de confecção das próteses. 

Este artigo descreve a reabilitação oral de um paciente com Síndrome da Combinação onde a redução cirúrgica da mucosa flácida não foi realizada, utilizando uma técnica modificada de moldagem funcional em duas etapas, com o objetivo de gerar menos forças e distorções na fibromucosa flácida durante a moldagem funcional.







Dentística