PDF: Métodos químico-mecânicos para a remoção do tecido cariado


Uma das metas da Odontologia refere-se à redução da doença cárie. Entretanto, a doença ainda apresenta alta prevalência em alguns grupos populacionais, caracterizando um grupo de polarização.



Esse fato pode ocorrer devido às questões socioeconômicas e educacionais. Em muitos casos, as pessoas podem não receber orientações adequadas em relação aos métodos preventivos existentes, ao consumo descontrolado de carboidratos e à ausência ou deficiência da assistência odontológica. 

► Leia também: PDF: Emprego de técnica cirúrgica e materiais adesivos diretos no fechamento de diastemas

Dentre os procedimentos para o controle da doença cárie, Black, em 1891, desenvolveu um método para o preparo de cavidades que enfatizava o princípio da extensão preventiva, estudando as características histológicas e propriedades físicas dos tecidos dentais. 

Com o passar do tempo, a técnica tornou-se questionável devido à remoção de muito tecido dental sadio como forma de tratamento da doença. Entretanto, até a década de 70, esse princípio de remoção de tecido cariado permaneceu, visando uma Odontologia curativa.

A partir desse período, surgiram novas técnicas restauradoras. Foram introduzidos adesivos dentais, materiais restauradores, instrumentos e novas concepções de preparo, bem como um melhor entendimento da doença cárie.







Dentística