PDF: Adesivos para colagem de braquetes ortodônticos


O advento do ataque ácido, introduzido por Buonocore em 1955, trouxe a possibilidade de adesão entre a base do braquete e o esmalte, contribuindo para uma ortodontia mais estética e conservadora. 




Esta técnica de colagem direta de braquetes trouxe vantagens como diminuição do custo e do tempo na execução do tratamento, assim como maior facilidade de higienização oral. 

► Leia também: ORTODONTIA PDF: Etiologia das Más Oclusões - Causas Hereditárias e Congênitas

Este estudo objetivou realizar um levantamento de trabalhos publicados sobre a colagem de braquetes ortodônticos ao esmalte dentário. Verificou-se que as resinas compostas e o ionômero de vidro são os materiais mais estudados e pesquisados para este fim. 

O ionômero de vidro modificado por resina, com sua biocompatibilidade, capacidade de liberar flúor e ausência de necessidade de ataque ácido na estrutura dentária começa a se tornar mais popular entre os cirurgiões-dentistas, porém a resina composta fotopolimerizável, por suas propriedades estéticas e mecânicas, ainda é um dos adesivos de escolha na técnica de colagem de braquetes e seu uso é amplamente difundido.







Dentística