Estudos recentes, realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sugerem que o consumo regular de “coffea canephora”, vulgo café Robusta, pode beneficiar a saúde oral.
Nas experiências laboratoriais, observou-se que os extractos de café contribuíram para uma remineralização do esmalte dos dentes testados, demonstrando que o café pode ajudar a prevenir o tecido de esmalte eventualmente afectado por cárie.
► Leia também: Cuidar da gengiva aumenta a imunidade de pacientes com HIV
► Leia também: Cuidar da gengiva aumenta a imunidade de pacientes com HIV
Com o objectivo de verificar alterações na concentração de cálcio, os investigadores expuseram fragmentos do dente ao extracto de “coffea canephora”. De acordo com o estudo, a concentração de cálcio aumentou após quatro dias de tratamento.
Os cientistas sugeriram que esse aumento se poderá ter devido ao efeito anti-bacteriano do extracto de café, que provocava uma diminuição da concentração de placa bacteriana e uma consequente libertação de cálcio no interstício.
Acresce que a vantagem que este café pode ter como efeito antibacteriano e, consequentemente, anticariogénico, prende-se com o facto de que é habitualmente consumido em formas mais concentradas (6 a 10%) do que as infusões medicinais testadas in vitro (entre 1 a 2 %).
Fonte: Meckelburg N, Pinto KC, Farah A, Iorio NL, Pierro VS, Dos Santos KR et al. Antibacterial Effect of Coffee: Calcium Concentration in a Culture Containing Teeth/Biofilm Exposed to Coffea Canephora Aqueous Extract. Lett Appl Microbiol. 2014 Jun 7. doi: 10.1111/lam.12281. / jornaldentistry.pt/