SAÚDE BUCAL: Estudo brasileiro sugere que o café pode beneficiar a saúde oral


Estudos recentes, realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sugerem que o consumo regular de “coffea canephora”, vulgo café Robusta, pode beneficiar a saúde oral.



Nas experiências laboratoriais, observou-se que os extractos de café contribuíram para uma remineralização do esmalte dos dentes testados, demonstrando que o café pode ajudar a prevenir o tecido de esmalte eventualmente afectado por cárie.

Leia também: Cuidar da gengiva aumenta a imunidade de pacientes com HIV

Com o objectivo de verificar alterações na concentração de cálcio, os investigadores expuseram fragmentos do dente ao extracto de “coffea canephora”. De acordo com o estudo, a concentração de cálcio aumentou após quatro dias de tratamento. 

Os cientistas sugeriram que esse aumento se poderá ter devido ao efeito anti-bacteriano do extracto de café, que provocava uma diminuição da concentração de placa bacteriana e uma consequente libertação de cálcio no interstício. 

Acresce que a vantagem que este café pode ter como efeito antibacteriano e, consequentemente, anticariogénico, prende-se com o facto de que é habitualmente consumido em formas mais concentradas (6 a 10%) do que as infusões medicinais testadas in vitro (entre 1 a 2 %).

Fonte: Meckelburg N, Pinto KC, Farah A, Iorio NL, Pierro VS, Dos Santos KR et al. Antibacterial Effect of Coffee: Calcium Concentration in a Culture Containing Teeth/Biofilm Exposed to Coffea Canephora Aqueous Extract. Lett Appl Microbiol. 2014 Jun 7. doi: 10.1111/lam.12281. / jornaldentistry.pt/





Dentística