PDF: Odontopediatria - Protocolo de Atenção à Saúde


A odontopediatria é a especialidade odontológica que cuida da saúde bucal das crianças. Sabe-se que o grande medo apresentado pelos pacientes adultos na cadeira do dentista tem origem nas experiências negativas de tratamentos odontológicos ocorridos na infância. Por esse motivo, o papel do odontopediatra é de grande relevância na odontologia.



Os odontopediatras são responsáveis pelo atendimento das crianças desde bebês até adolescência.


O exercício da odontopediatria é abrangente, pois não se limita somente à prevenção e à solução dos problemas bucais. O odontopediatra desempenha importante papel no que tange aos aspectos psicológicos e educacionais do pequeno paciente. Portanto, a odontopediatria visa à execução de tratamentos odontológicos dentro de rigores técnicos e à prevenção de possíveis traumas psicológicos gerados pelo tratamento dentário nas crianças.

A prática da clínica odontológica infantil evidencia que as crianças apresentam algumas peculiaridades, como crescimento e desenvolvimento, biodinâmica, respostas teciduais e orgânicas, comportamento e estrutura de personalidade. Essas peculiaridades fazem com que os métodos semiológicos e as técnicas de exame físico tenham uma abordagem diferente da realizada no adulto, apesar de possuírem a mesma finalidade diagnóstica e terapêutica.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE
SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
COMISSÃO PERMANENTE DE PROTOCOLOS DE ATENÇÃO À SAÚDE






Publicar un comentario

0 Comentarios
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


Dentística