PDF. Biologia do movimento dentário em Ortodontia


O movimento dentário ortodôntico é um fenómeno biológico induzido por diferentes estímulos mecânicos. Existem várias teorías que explicam como as forças aplicadas sobre os dentes conseguem desencadear reações nos tecidos periféricos. 



A teoría bioelétrica e a teoría da pressão-tensão são as mais aceites na comunidade científica.

Este fenómeno biológico pode ser explicado em várias fases, sendo as principais estruturas envolvidas neste processo: a gengiva, o cemento, o complexo dentina-polpa e as mais salientadas na maioría dos estudos, o osso alveolar e o ligamento periodontal.

Foram estudadas todas as teorías existentes, assim como as diferentes fases para identificar quais as mais relevantes e com a visão mais atualizada. 

Também foram analisadas todas as estruturas envolvidas no movimento dentário ortodôntico. O objectivo deste trabalho visa evidenciar a necessidade de reconhecer os diferentes e complexos fenómenos que ocorrem durante o movimento dentário em Ortodontia. A compreensão da biología do movimento dentário permite melhorar aeficácia e eficiência dos tratamentos ortodônticos.

Araceli González Collazo
Universidade Fernando Pessoa
Faculdade de Ciências da Saúde
Porto, 2018






Publicar un comentario

0 Comentarios
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


Dentística