PDF: MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: Pistas Diretas Planas para o tratamento

As oclusopatias constituem um focos de discussões na Saúde Pública, por este motivo é necessário incorporar procedimentos para sua correção que sejam de baixo custo, fácil execução e que possam ser realizados nos serviços de saúde.

mordida-cruzada-posterior


As Pistas Diretas Planas reúne essas características que as tornam vantajosas para a correção de mordida cruzada. O tratamento foi realizado na Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP, no iniciando-se no ano 2006.

► Leia também: PDF: Etiologia das Más Oclusões - Causas Hereditárias e Congênitas, Adquiridas Gerais, Locais e Proximais (Hábitos Bucais)

Objetivo do trabalho foi apresentar um caso clínico em que foi realizado a correção da mordida cruzada unilateral com recursos disponíveis em um consultório público. A paciente IMD, do sexo feminino, com 6 anos, apresentando mordida cruzada unilateral funcional dos dentes caninos e também dos dentes posteriores. 

Detectou-se, ainda uma diminuição transversal do arco superior o que conduziu a uma condição de mordida cruzada unilateral posterior. Foram realizados os ajustes oclusais nos caninos e dentes posteriores, porém não foi suficiente para reestabelecer o equilíbrio oclusal.

Decidiu-se confeccionar as pistas diretas nos dentes caninos permitindo um equilíbrio funcional, o que evitou a alteração dos movimentos mastigatórios durante a fase de crescimento e correção da má-oclusão. A paciente realizou retornos semestrais para avaliação das condições das pistas e necessidades de novos ajustes oclusais. O acompanhamento foi realizado por cinco anos, até a estabilização da dentição permanente assegurando o sucesso do tratamento.

Conclui-se que as Pistas Diretas Planas foram eficazes para correção da mordida cruzada posterior unilateral, e é essencial salientar o fato de que esse procedimento pode ser realizado nos serviços públicos.


Tópicos relacionados

Tráfico Semanal