PDF: Estudo retrospectivo das cirurgias de elevação de seio maxilar


A região posterior da maxila apresenta condições únicas e desafiadoras na Implantodontia face à deficiência de sua estrutura óssea e pneumatização dos seios maxilares após a perda dos elementos dentários.



A técnica cirúrgica para elevação do seio maxilar foi desenvolvida com o intuito de promover condições favoráveis, através do aumento de altura óssea, visando a futura reabilitação protética através da instalação dos implantes osseointegráveis, possibilitando um melhor tratamento do edentulismo nesta região. 

O objetivo deste estudo foi avaliar as cirurgias de elevação do seio maxilar realizadas nos cursos de Especialização e Mestrado profissionalizante em Implantodontia da Faculdade de Odontologia e CPO São Leopoldo Mandic, visando investigar a existência de associação entre a variável intercorrências e as demais variáveis estudadas, e a sua influência no sucesso e insucesso da utilização desta técnica cirúrgica.


Foram consultados os prontuários de 142 pacientes que realizaram 156 cirurgias envolvendo 194 seios maxilares. Os fatores avaliados foram gênero, lateralidade, técnica cirúrgica, material de enxertia e intercorrências.

De acordo com os resultados através da análise estatística descritiva foram encontradas associação das intercorrência com os fatores técnica cirúrgica e material de enxertia utilizado e os insucessos apresentaram associação com os fatores gênero, lateralidade e material de enxertia utilizado sem, entretanto, influenciarem no sucesso do procedimento cirúrgico.









Dentística