CASO CLÍNICO: Odontoma Complexo de grande proporção em ramo mandibular: relato de caso


O termo 'odontoma' foi primeiramente introduzido por Paul Broca, em 1863, para descrever os tumores benignos de origem odontogênica.


Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde, os odontomas são classificados como tumores odontogênicos benignos mistos, em função da sua origem a partir de células epiteliais e mesenquimais, exibindo diferentes estruturas de tecido dentário (esmalte, dentina, cemento e polpa). 

PDF: Divergências de Tratamento do Cisto Dentígero - Revisão Sistemática

Por causa de sua lenta progressão, alguns autores não acreditam nas características de neoplasia verdadeira, uma vez que seguem mecanismos semelhantes aos observados durante a odontogênese, ou seja, na grande maioria das vezes, o seu crescimento cessa quando o processo de mineralização é completado. Sua etiologia ainda é desconhecida.

No entanto, estudos apontam que trauma local, infecção, pressão, crescimento e mutações genéticas no mecanismo de controle de um ou mais genes originam distúrbios no desenvolvimento dos dentes, constituindo os prováveis fatores etiológicos dos odontomas.


O objetivo é revisar a literatura acerca desse tipo de tumor odontogênico, bem como relatar o caso clínico de um paciente portador de odontoma complexo de grandes proporções envolvendo a região de ramo mandibular.






Dentística