PDF: Relação diagnóstica entre folículo pericoronário e cisto dentígero


Diferentes lesões do complexo maxilo-mandibular têm aspecto radiográfico de lesão cística apresentando uma imagem radiolúcida de formato elipsóide e halo radiopaco bem definido.


Deste modo, torna-se difícil a diferenciação entre essas lesões, quando o cirurgião-dentista baseia seu diagnóstico unicamente em características radiográficas.

PDF: Divergências de Tratamento do Cisto Dentígero - Revisão Sistemática

Como exemplo, podem-se citar as imagens do folículo pericoronário e do pequeno cisto dentígero que se mostram radiograficamente semelhantes.

O folículo pericoronário é uma estrutura anatômica que se origina do epitélio reduzido do órgão do esmalte e do folículo dentário, apresentando-se, histologicamente, como uma membrana de tecido conjuntivo denso, frouxo ou mixomatoso, que contém restos de epitélio odontogênico.

Encontra-se preso ao colo dentário e envolve a coroa de dentes não irrompidos. Segundo Daley & Wysocki, o folículo pericoronário pode ser observado, em maior escala, nos terceiros molares inferiores de indivíduos do gênero feminino que estão no final da segunda década de vida.


O objetivo é relacionar os diagnósticos histopatológico e radiográfico para casos de folículo pericoronário e cisto dentígero de terceiros molares inferiores.






Dentística