PDF: Aplicação de gabaritos na análise da DENTADURA DECÍDUA


O diagnóstico de oclusão decídua normal e dos desvios morfológicos eventualmente presentes depende de critérios clínicos, vários deles baseados na avaliação da relação entre os arcos dentários.



Assim, é importante observar a relação terminal dos segundos molares decíduos; o posicionamento dos caninos; os trespasses horizontal e vertical entre os incisivos; a presença ou ausência de espaçamentos, giroversões ou apinhamentos dentários. 

► Leia também: PDF: Principais técnicas de controle de comportamento em Odontopediatria

Entretanto, alguns desses fatores, como sobremordida e sobressaliência ocasionalmente aumentadas e presença de apinhamento, podem ser considerados normais para determinados estágios de desenvolvimento e não devem ser tratados.

Por outro lado, a dentadura decídua pode ser influenciada por fatores intervenientes na morfologia dos arcos e, se forem instituídas abordagens multidisciplinares precoces, com a participação de outros profissionais de saúde (fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, psicólogo, etc.), podem ser evitadas intervenções ortopédicas/ortodônticas, que só ocorreriam, dependendo do caso, na fase da dentadura mista.








Dentística