PDF: Reabilitação Estética e funcional em paciente com Cárie Severa da infância


A Cárie Precoce da Infância (CPI) é uma doença de etiologia multifatorial que acomete crianças na fase pré-escolar, sendo sua forma mais agressiva denominada como Cárie Severa da Infância (CSI).



O presente trabalho teve como objetivo descrever o caso clínico de reabilitação estética e funcional de paciente do gênero feminino, 3 anos e 6 meses de idade, acometida por CSI. Uma etapa inicial de adequação do meio bucal envolveu drenagem de abscesso periapical no elemento 61, tratamento endodôntico dos incisivos superiores, vedamento das cavidades e realização de selantes com cimento de ionômero de vidro (CIV) de alta viscosidade, além de orientações acerca da importância de bons hábitos alimentares e de higienização na paralisação da doença cárie, utilizando-se de abordagens motivacionais e buscando a conscientização do núcleo familiar quanto a sua responsabilidade no controle da mesma.


A reconstrução estética dos incisivos superiores se deu por meio do uso de retentores intrarradiculares e resina composta, com o auxílio de matrizes anatômicas de celuloide, tendo sido utilizada também a resina para a restauração dos molares inferiores. O tratamento proposto permitiu restabelecer a função mastigatória e a estética do sorriso, bem como ocasionou na satisfação com o resultado obtido, demonstrada pela criança e por seus familiares.

O tratamento reabilitador em crianças acometidas pela doença CSI pode ser realizado em ambiente ambulatorial e com o uso de técnicas restauradoras diretas, sendo possível obter resultado estético satisfatório e promover a saúde e o bem-estar geral para o paciente e seu núcleo familiar.










Dentística