PDF: Dentes natais e doença de Riga-Fede

Dentes natais são aqueles presentes na cavidade oral ao nascimento de etiologia desconhecida.

dentes-Natais


Um ou dois dentes aparecem comumente na mandíbula (região de incisivos inferiores) podendo causar a doença de Riga-Fede, caracterizada por uma úlcera no ventre da língua relacionada ao trauma devido à presença desses dentes precoces, interferindo na alimentação da criança. 

Leia também: Atendimento odontológico a pacientes gestantes: como proceder com segurança

Paciente HNS, dois meses de idade, gênero feminino, foi levado pela mãe à clínica de Odontopediatria, pois não conseguia mais se alimentar (mamar no seio materno). Realizou-se uma completa anamnese, na qual a mãe relatou a presença de dentes na cavidade oral do lactente, desde o nascimento, e de uma úlcera na língua. Ao exame clínico, observaram-se dois dentes na região de incisivos inferiores e a úlcera de Riga-Fede.

Ao exame radiográfico constatou-se que os mesmos não eram supranumerários, e sim os dentes 71 e 81. Optou-se por mantê-los, já que eram os decíduos e estavam bem implantados.

O tratamento preconizado foi o desgaste das incisais dos dentes com disco de Soflex® (3M ESPE, St Paul, Mn, USA) seguido de aplicação de verniz de flúor; prescrição de V.A.S.A. na úlcera, antes das mamadas e Oncilon A® (B-MF, São Paulo, Brasil) em orabase três vezes ao dia, por quatro dias. Dez dias após, a criança retornou para acompanhamento, a úlcera desapareceu e a abordagem mostrou-se indicada e eficaz.




Mais artigos odontopediatria
► Associação entre bruxismo infantil e as características oclusais, sono e dor de cabeça
► Aplicação de gabaritos na análise da dentadura decídua

Tráfico Semanal