PDF: Amelogênese imperfeita em paciente nefropata: relato de uma reabilitação oral conservadora


Amelogênese Imperfeita é uma doença hereditária que afeta a formação do esmalte, tanto na dentição decídua como na permanente. 



Ela também pode ser associada com alterações morfológicas e bioquímicas em outra parte do corpo. O diagnóstico da amelogênese imperfeita envolve a exclusão de fatores ambientais e o estabelecimento de um provável padrão de herança genética, reconhecimento do fenótipo e correlação com a formação do esmalte. 

► Mais artigos de Medicina Oral

PDF: Barodontalgia: relato de dois casos clínicos
* PDF: Reabilitação estético-funcional de paciente com displasia ectodérmica em idade precoce
* PDF: Dens in Dente bilateral: relato de caso e considerações de tratamento


Numerosas modalidades de tratamento têm sido descritas para a reabilitação de pacientes com Amelogênese Imperfeita. No entanto, tem-se buscado reabilitar de maneira conservadora e com um enfoque na prevenção dos efeitos dessa patologia.

Este trabalho tem por objetivo relatar um caso clínico de reabilitação estética e funcional por meio do uso de resinas compostas, em um paciente com Amelogênese Imperfeita e que apresentava hiperplasia gengival devido ao uso de imunossupressores.

Pôde-se concluir que é possível melhorar a estética e restabelecer a função destes pacientes através de procedimentos e técnicas simples e de baixo custo.








Dentística