PDF: Redução de esmalte interproximal como alternativa no tratamento ortodôntico de casos limítrofes


O tratamento ortodôntico propõe algumas metas a serem alcançadas, como a estética facial, o alinhamento dentário, a boa oclusão e função, a satisfação do paciente e a estabilidade dos resultados.




A estética facial é proveniente de uma avaliação subjetiva composta por vários fatores, entreeles o perfil facial, características dentárias e esqueléticas que, por sua vez, mostram tendências distintas entre diferentes grupos étnicos. 


► Leia também: PDF: MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: Pistas Diretas Planas para o tratamento

Desse modo, a conduta de tratamento a ser seguida deve considerar alguns fatores, tais como: apinhamento dentário, protrusão dentoalveolar, discrepâncias maxilares ântero-posteriores e necessidade de alteração do perfil facial.

Avaliando os fatores citados e buscando uma abordagem individual do paciente, a terapia ortodôntica pode ser realizada com ou sem extrações dentárias.

Alguns pacientes encontram-se na categoria de casos limítrofes, podendo ser tratados tanto com extrações como sem extrações dentárias6. Nesses casos, a redução de esmalte interproximal pode apresentar-se como uma boa alternativa de tratamento.

Essa terapia pode ser aplicada para a resolução de discrepâncias negativas suaves a moderadas do arco dentário e quando se deseja a manutenção do perfil facial, evitando, dessa forma, a necessidade de extrações dentárias.






Tópicos relacionados


Dentística