PDF: Lesões não cariosas: o desafio do diagnóstico multidisciplinar


A perda da superfície dos dentes ou lesão não cariosa, é um processo fisiológico que ocorre com o decorrer do envelhecimento, mas pode ser considerado patológico quando o grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dentária. 


Diversos fatores podem contribuir em parte, mas não necessariamente simultânea ou igualmente como causa das lesões não cariosas. Apesar dos casos de desgaste (atrição, abrasão, erosão, abfração) ser comumente discutidos como alterações independentes, na maioria das vezes a perda da superfície dos dentes é resultado de uma combinação de fatores.


🔘 Siga-nos em nossas Redes Sociais

The search for improved dentofacial esthetics persists in modern society. Thus, inspired by pretty faces and beautiful smiles, patients have sought treatment modalities to improve dentofacial esthetics and yield positive changes in their smile. 

With a view to achieving ideal esthetic outcomes, some reference parameters must be followed. During many years, these guidelines were based on experts' opinions, in which case special attention should be given to studies conducted by Camara, as they provide essential information on smile esthetics.


Um dos grandes desafios é identificar ou quantificar a influência de fatores como o consumo excessivo e abusivo de drogas e substâncias ácidas, fatores ambientais e agentes etiológicos intrínsecos como o refluxo gastresofágico. 

O tratamento imediato deve ser direcionado para a resolução da sensibilidade e da dor, entretanto, a investigação da causa é primordial.


O objetivo deste trabalho é, através de uma revisão da literatura e análise crítica dos autores, conscientizarem profissionais ligados a área de saúde sobre a importância de reconhecerem sinais na cavidade oral que podem ser de grande auxílio para o diagnóstico diferencial de diversas patologias sistêmicas, alterações do comportamento e distúrbios gástricos permitindo o controle multidisciplinar dos fatores etiológicos das lesões não cariosas e seu efetivo tratamento.








Dentística