PDF: Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri‑implantares 2018


No mês de junho de 2018, foi lançado o Proceedings do Workshop Mundial para a Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri-Implantares, o qual ocorreu de 9 a 11 de novembro de 2017 em Chicago, nos Estados Unidos.



Essa publicação é um esforço conjunto da Academia Americana de Periodontia e da Federação Europeia de Periodontia e substitui a classificação até então vigente


Nessa edição de 291 páginas, há 18 artigos relacionados3-20, além do relato de consenso de cada um dos quatro grupos de trabalho21-24 e uma introdução.

A introdução à nova classificação apresenta-se resumida e faz frequentes menções (inclusive com a disponibilização de link) a artigos originais, tornando uma primeira familiarização com a nova classificação dependente de leituras mais aprofundadas.

Dessa maneira, elaborou-se esse guia prático para a nova classificação, elencando os principais pontos dos relatos de consenso dos grandes grupos (Quadro 1).

2018 Classification of Periodontal and Periimplantar Diseases and Conditions: a Practical Guide and Key Points
João Paulo STEFFENSa*, Rosemary Adriana Chiérici MARCANTONIOb
a UFPR – Universidade Federal do Paraná, Departamento de Estomatologia, Curitiba, PR, Brasil 
b UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Departamento de Diagnóstico e Cirurgia, Araraquara, SP, Brasil






Publicar un comentario

0 Comentarios
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


Dentística