PDF: Angina de Ludwig: Uma Infecção Grave


Angina de Ludwig é uma séria infecção, potencialmente fatal e de rápida evolução, caracterizada por uma celulite que afecta os espaços submandibular e sublingual bilateralmente e submental. Actualmente sua morbilidade e a sua mortalidade têm diminuído, mas é necessário que se faça um diagnóstico correcto e imediato.



A etiologia mais comum é a odontogénica, relacionada principalmente com os molares inferiores, porém há outras causas como por exemplo, lacerações da mucosa oral, amigdalites e fracturas mandibulares infectadas. 


diagnóstico é eminentemente clínico e o paciente geralmente apresenta febre, trismo, dispneia e um aumento de volume endurecido à palpação do pavimento bucal e da região supra-hióidea, bilateralmente, com elevação da língua que pode levar à obstrução das vias aéreas. 

A asfixia é a causa mais comum de óbito. Devido a gravidade da doença o tratamento deve ser imediato e inclui manutenção das vias aéreas, antibioticoterapia intravenosa em altas doses, drenagem cirúrgica e remoção do agente etiológico. Controlo metabólico e reposição de fluidos são importantes adjuvantes.

Patrícia de Fátima Leite Fogaça, Eliane dos Anjos Queiroz, Mércio Mitsuo Kuramochi,
Luiz Augusto Vanti, Jeanne D'arc Honoria Correa
Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 2006






No hay comentarios