PDF: Angina de Ludwig: Uma Infecção Grave


Angina de Ludwig é uma séria infecção, potencialmente fatal e de rápida evolução, caracterizada por uma celulite que afecta os espaços submandibular e sublingual bilateralmente e submental. Actualmente sua morbilidade e a sua mortalidade têm diminuído, mas é necessário que se faça um diagnóstico correcto e imediato.



A etiologia mais comum é a odontogénica, relacionada principalmente com os molares inferiores, porém há outras causas como por exemplo, lacerações da mucosa oral, amigdalites e fracturas mandibulares infectadas. 


diagnóstico é eminentemente clínico e o paciente geralmente apresenta febre, trismo, dispneia e um aumento de volume endurecido à palpação do pavimento bucal e da região supra-hióidea, bilateralmente, com elevação da língua que pode levar à obstrução das vias aéreas. 

A asfixia é a causa mais comum de óbito. Devido a gravidade da doença o tratamento deve ser imediato e inclui manutenção das vias aéreas, antibioticoterapia intravenosa em altas doses, drenagem cirúrgica e remoção do agente etiológico. Controlo metabólico e reposição de fluidos são importantes adjuvantes.








Publicar un comentario

0 Comentarios
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


Dentística