PDF: Influência da cirurgia de acesso minimamente invasiva no preparo biomecânico e na resistência de união do material obturador a dentina radicular


Conceitualmente, a cirurgia de acesso pode ser definida como o preparo de uma cavidade na coroa dental para se ter acesso à cavidade pulpar, representada pela câmara pulpar e canal radicular. 


Essa cavidade tem por finalidade possibilitar o esvaziamento da câmara pulpar, a localização dos orifícios dos canais radiculares e favorecer adequada irrigação durante o preparo biomecânico bem como satisfatório preenchimento e adaptação do material obturador no conduto radicular.

🔘 Nossas Redes Sociais

A cirurgia de acesso convencional é baseada em formas geométricas pré estabelecidas para cada grupo dental, onde a quantidade de estrutura dentinária a ser removida está diretamente relacionada a exposição de toda câmara pulpar, remoção do ombro e expulsividade da cavidade endodôntica. 

Entretanto, pesquisas in vitro têm evidenciado que este tipo de abertura coronária, apesar de facilitar a adequada realização de todas as fases do tratamento endodôntico, pode favorecer a susceptibilidade à fratura do elemento dental ao longo prazo.



Desta forma, atualmente, outros dois tipos de cirurgia de acesso à câmara pulpar têm sido preconizados: a minimamente invasiva e a ultraconservativa, também denominada “ninja”.

A cirurgia de acesso minimamente invasiva preconiza que a forma geométrica seja similar a da convencional, entretanto com o desgaste na porção coronária limitado pela dentina pericervical. 

A cirurgia de acesso “ninja”, segue o mesmo conceito que a minimamente invasiva, no entanto, neste tipo de cirurgia de acesso não se preconiza forma geométrica da cavidade endodôntica, somente um orifício arredondado de acesso à câmara pulpar.


O objetivo neste estudo foi avaliar a influência da cirurgia minimamente invasiva e de diferentes sistemas de instrumentação no preparo biomecânico, por meio da microtomografia computadorizada (microCT) e na resistência de união do material obturador à dentina radicular, por meio do teste de push out.






Publicar un comentario

0 Comentarios
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.


Dentística