Conceitualmente, a cirurgia de acesso pode ser definida como o preparo de uma cavidade na coroa dental para se ter acesso à cavidade pulpar, representada pela câmara pulpar e canal radicular.
Essa cavidade tem por finalidade possibilitar o esvaziamento da câmara pulpar, a localização dos orifícios dos canais radiculares e favorecer adequada irrigação durante o preparo biomecânico bem como satisfatório preenchimento e adaptação do material obturador no conduto radicular.
A cirurgia de acesso convencional é baseada em formas geométricas pré estabelecidas para cada grupo dental, onde a quantidade de estrutura dentinária a ser removida está diretamente relacionada a exposição de toda câmara pulpar, remoção do ombro e expulsividade da cavidade endodôntica.
Entretanto, pesquisas in vitro têm evidenciado que este tipo de abertura coronária, apesar de facilitar a adequada realização de todas as fases do tratamento endodôntico, pode favorecer a susceptibilidade à fratura do elemento dental ao longo prazo.
Desta forma, atualmente, outros dois tipos de cirurgia de acesso à câmara pulpar têm sido preconizados: a minimamente invasiva e a ultraconservativa, também denominada “ninja”.
A cirurgia de acesso minimamente invasiva preconiza que a forma geométrica seja similar a da convencional, entretanto com o desgaste na porção coronária limitado pela dentina pericervical.
A cirurgia de acesso “ninja”, segue o mesmo conceito que a minimamente invasiva, no entanto, neste tipo de cirurgia de acesso não se preconiza forma geométrica da cavidade endodôntica, somente um orifício arredondado de acesso à câmara pulpar.
► TREINAMENTO ENDODONTIA: Mais de 25 vídeos que incluem webinars, conferências e casos clínicos GRATUITOS para compartilhar
► LIVRO: Endodontia. Biologia e Técnica - LOPES / SIQUEIRA - 2010 (Amazon)
O objetivo neste estudo foi avaliar a influência da cirurgia minimamente invasiva e de diferentes sistemas de instrumentação no preparo biomecânico, por meio da microtomografia computadorizada (microCT) e na resistência de união do material obturador à dentina radicular, por meio do teste de push out.