PDF: Eminectomia: tratamento para a luxação da articulação temporomandibular recidivante

A luxação da Articulação Temporomandibular (ATM) ocorre quando o côndilo mandibular excursiona externamente à cavidade glenoide, permanecendo em uma condição de travamento anterior à eminência articular.

Eminectomia


Essa condição é classificada como habitual, recidivante ou recorrente, conforme a frequência em que ocorre, e a progressiva piora do quadro clínico observado. 

► Veja também: PDF: Reabilitação total de maxila com enxerto intraoral

Múltiplas abordagens terapêuticas, variando de métodos conservadores a intervenções cirúrgicas complexas, têm sido propostas visando à solução dessa condição.

o presente trabalho tem como objetivo promover uma discussão sobre a eminectomia e apresentar caso clínico tratado cirurgicamente por essa técnica e seu resultado.

A articulação temporomandibular é uma estrutura altamente especializada, que difere das demais articulações do corpo humano pelo fato dos seus movimentos serem sinérgicos e sincrônicos com a articulação do lado oposto1, o que determina um deslocamento frequentemente bilateral e sempre em direção anterior. É a única articulação humana que pode ser deslocada sem a ação de forças externas.




Tópicos relacionados
PDF: Transplante dentário: Atualização da literatura e relato de caso
PDF: Tratamento imediato de fratura de mandíbula por projétil de arma de fogo

Tráfico Semanal