PDF: Alterações degenerativas em pacientes com disfunção crâniomandibular


Os processos degenerativos da ATM foram estudados em 17 pacientes, 34 ATMs do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Jaraguá-São Paulo/SP, todos com diagnóstico de disfunção crâniomandibular.



Foi utilizado o exame radiográfico do tipo transcraniano para verificação das degenerações articulares. As ATMs de cada paciente foram examinadas por três diferentes profissionais com auxílio do exame radiográfico. 

Leia também: PDF: Barodontalgia: relato de dois casos clínicos

O exame clínico procurou observar dados como raça, gênero, a queixa principal de cada paciente, presença de dor pré-auricular, dor muscular, estalo nas articulações, e limitação da abertura da boca. 


A dor pré-auricular, e os estalos foram as principais queixas dos pacientes. As alterações degenerativas ocorreram mais nas mulheres com faixa etária entre 20 a 29 anos.

Ocorreram na seguinte ordem decrescente: facetamento, eburnação e osteófito. As alterações foram mais marcantes no côndilo do que na eminência articular, já os facetamentos estiveram relacionados com a queixa principal de dor pré-auricular. 






Tópicos relacionados
PDF: Reabilitação oral de paciente com Síndrome da Combinação
PDF: Sialolito de grandes dimensões no ducto da glândula submandibular


Dentística