MANUAL ODONTOPEDIATRIA: Clínica Odontológica Infantil Passo a Passo


No cotidiano do ensino e na clínica de odontopediatria, sentimos a necessidade de um manual de passos clínicos que fosse simples, claro e de fácil consulta para orientar alunos de graduação e os próprios professores na aplicação de condutas embasadas cientificamente.


Com o intuito de evitar uma prática clínica fragmentada em orientações diversificadas, toda a equipe de professoras participaram da construção deste passo a passo, norteadas pelo objetivo de trazer uma real contribuição para o desenvolvimento dos trabalhos clínicos.



Considerando que a odontopediatria é uma especialidade orientada para a promoção de saúde da criança e do adolescente, envolvendo ainda procedimentos preventivos e terapêuticos, temos a expectativa de que este manual alcance também consultórios e serviços de saúde, sensibilizando profissionais para a atenção odontológica infantil fundamentada em evidências (quando possível) e em práticas humanizadas.


A maioria das crianças coopera com o atendimento odontológico quando se forma o vínculo na relação profissional-paciente. No entanto, uma pequena parte das crianças pode resistir ao atendimento odontológico e não atender satisfatoriamente aos comandos do cirurgião-dentista, ainda que este demonstre empatia, liderança e habilidade de ouvir.


Essa resistência deve-se à ansiedade, imaturidade, dor ou ao simples desejo de não colaborar. Para ambos grupos de crianças, o profissional deve apoiar a criança e sua família para o enfrentamento da situação.

As técnicas de adaptação comportamental são as ferramentas para isso, desde que baseadas em evidências científicas, na arte do profissional em conduzir o atendimento e no respeito aos princípios de autonomia, beneficência e não-maleficência. 






Dentística