PDF: Irrupção ectópica de incisivos laterais inferiores


A compreensão dos diversos fenômenos que ocorrem no período da dentição mista possibilita o diagnóstico precoce de anomalias no desenvolvimento da oclusão.



Fazendo com que estas possam ser prevenidas ou interceptadas, favorecendo o prognóstico do caso.

Leia também: PDF: Corticotomias alveolares na Ortodontia: indicações e efeitos na movimentação dentária

O período de erupção dentária é propício para a instalação de anomalias, pois alterações nas posições dos germes dentários, no padrão eruptivo dos dentes permanentes ou na esfoliação dos dentes decíduos favorecem o estabelecimento de má oclusão, como por exemplo a irrupção ectópica dos dentes permanentes.

O termo irrupção ectópica é usado para designar uma alteração no trajeto de irrupção normal de um germe dentário, a qualquer momento, desde a sua origem. 

Em outras palavras, o dente, em conseqüência de alteração na posição inicial do germe dentário, irrompe fora do seu trajeto normal de irrupção, em qualquer ponto do osso alveolar ou basal.

Muitas vezes os termos irrupção ectópica e transposição são confundidos, sendo a transposição a mudança de dois dentes de suas posições, indo um ocupar o lugar do outro, ou seja, toda transposição consiste numa irrupção ectópica, mas o contrário não é verdadeiro.






Tópicos relacionados
PDF: Lesões necróticas na disjunção palatina: explicação e prevenção
PDF: Etiologia das Más Oclusões - Causas Hereditárias e Congênitas, Adquiridas Gerais, Locais e Proximais (Hábitos Bucais)


Dentística